O Pós Parto é um período onde muitas mulheres descobrem que nada lhe foi dito sobre ele….
Em tempos de muita informação, Internet pra todo lado, aplicativo pra tudo…. para o Pós Parto o que se tem é apenas ele próprio com toda sua intensidade e idealização da maternidade, uma forma de maternagem e paternagem criada pela nossa ilusão do desconhecido.
Uma geração que foi criada com a idéia de que dar colo demais prejudica o desenvolvimento do bebê, que vai “mimar”…
Hoje estão se tornando pais e mães que desejam fazer “diferente ” …. Cada vez mais se ouve falar de criação com apego, cama compartilhada, amamentação em livre demanda, BLW, musica para bebês, dança, massagem… e quem diria, até cinema com trocador dentro da sala, com uma sessão especial para mães com bebê. Que maravilha!!!
Mas ainda sobre o puerpério NADA!
No Pós Parto entramos em contato com algo que não é falado e muito menos sentido no nosso dia a dia.
Entramos em contato com o nosso lado animal, esse lado pode ter aparecido um pouco no Parto, se esta mulher teve a oportunidade de parir. Mas é no pós-parto que ele mostra as caras, vem com tudo !!! Isso mesmo nosso lado animal chega!!!
E o que a fazer???
São tantas informações, tantos grupos de apoio, tantas atividades para mães e bebê.. ..
Afinal nós já descobrimos que dar colo não “estraga o bebê “.
Novas famílias estão surgindo com o olhar de estar mais disponíveis para seus bebês, mas como lidar com isso?
Talvez uma boa alternativa para lidar com tanta intensidade seja voltar para a caverna, ficar no ninho, conhecer sua cria…
Ter tempo de dar tempo ao tempo.
Reconhecer essa nova família que se forma.
Se re-conhecer como bicho…
Descobrir seus instintos e sentir o Pós Parto de forma inteira, se conectar com o sentir instintivo. E viver este momento com toda a intensidade que lhe cabe, percebendo que no mundo animal não há forma e nem jeito certo de fazer, experimentar sensações nunca vividas e ver que ser bicho faz parte da nossa história e quando chega um bebê podemos viver isso com entrega, confiança, amor e saber que a conexão é única.. tem seu tempo… tem seus desafios….
Ajuda neste momento é essencial, mas sem interferir nesta nova fase.
Deixando que essa nova família se forme com suas escolhas e sensações vindas do seu lado animal.
Assim talvez o pos parto seja um momento intenso como deve ser, profundo e acolhedor com suas falhas… e vamos perceber que temos a grande oportunidade de experimentar o não controle da vida.